Programa inédito de saúde e segurança na aviação brasileira é lançado em Vitória

Essa novidade será apresentada por meio de uma parceria entre o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) com os Serviços Médicos Especializados (SME)

Será lançado no Hangar do NOTAer, a implementação do Exame de Atenção Computadorizado, um programa inédito de saúde e segurança na aviação brasileira. Essa novidade será apresentada em Vitória por meio de uma parceria entre o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) com os Serviços Médicos Especializados (SME), empresa que atua no mercado desde 2002 implementando projetos comportamentais e de saúde mental para empresas de grande porte, e a Vale, mineradora com atuação global.

Os objetivos do exame são avaliar a capacidade de atenção; orientar possíveis fatores que possam estar interferindo na qualidade de vida, saúde e segurança do tripulante operacional; fortalecer, com foco educativo, a importância da redução do comportamento de risco; fortalecer as boas práticas no cuidado com a saúde; minimizar os riscos de acidentes e incidentes aeronáuticos; implementar o programa de gestão estratégica, com ênfase na fadiga; ampliar os efeitos da cultura de segurança de voo na minimização do risco aeronáutico; saúde e segurança dos tripulantes e não tripulantes operacionais e saúde mental e controle da fadiga.

De acordo com o secretário da Casa Militar, coronel José Nivaldo Vieira Campos, a segurança no voo é uma preocupação constante no NOTAer. “Com a implementação do Exame de Atenção Computadorizado poderemos avaliar toda a tripulação antes do início da jornada de trabalho, o que melhorará muito o andamento dos trabalhos no ar, além de ajudar a minimizar os riscos de acidentes e incidentes aeronáuticos”, ressalta.

Através dos resultados do exame, será possível prevenir e propor as ações fundamentais para a segurança do voo, além de minimizar os riscos de acidentes e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação aérea.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>